quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ensino de Geografia no Ciberespaço: A Experiência de Uso do Google Earth


Hoje, 17 de maio de 2012, tivemos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) uma apresentação de trabalho na modalidade oral orientada pelo Professor Ms. Claudio Marinho, dentro da I Semana Da Integração (I SINTEGRA). A pesquisa intitulada "Ensino de Geografia no Ciberespaço: A Experiência de Uso do Google Earth" de Antonio Pedro Cardoso, graduando do Bacharelado em Humanidades/ Licenciatura em Geografia.
Nosso interesse em realizar essa pesquisa é justamente por crer em um professor muito menos detentor de todo o saber e muito mais mediador do aluno perante o conteúdo, modo de estudo e ferramentas usadas para obter êxito em sua rotina escolar.
            O PIBID GEOGRAFIA e a intenção de produzir algo voltado exclusivamente ao ensino- aprendizagem de geografia, deram a pesquisa-ação como forma de realização da presente pesquisa.
            A pesquisa será uma monografia de conclusão de curso e tem indiretamente o apoio da CAPES e do Coordenador do PIBID GEOGRAFIA Douglas Sathler dos Reis.
A geografia compõe o currículo do ensino fundamental e médio e deve preparar o aluno para: localizar, compreender e atuar no mundo complexo, problematizar a realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico, pensar e atuar criticamente em sua realidade em vista a sua transformação (Ministério da Educação, 2006, p. 43).
            Além de pensar em todas essas exigências ao problematizar essa pesquisa, tivemos como base a necessidade de promover uma ação em relação ao laboratório da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda.
Cujo laboratório é bem montado, com máquinas novas e acesso a internet. Nosso objetivo enquanto cidadãos e membros da Universidade é justamente transcender os muros da universidade e retribuir a população o que é dela por direito, neste caso através da reativação do Laboratório de informática da escola. Após essa atividade e divulgação dos resultados desta pesquisa esperamos que o laboratório volte a fazer parte do cotidiano dos professores e alunos, para que mais uma ferramenta esteja a disposição da busca de um melhor rendimento escolar.


Antonio Pedro Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário