Possibilidades do uso das tecnologias digitais na prática docente
Professor Wagner Lannes fez uma apresentação de violão antes do inicio dos trabalhos.
O debate se inicia e provoca os participantes quanto as questões que permeiam a cibereducação. Outros pontos discutidos foram as práticas pedagogicas na EAD da UFVJM, com a participação do Prof. Claudio Marinho.
Professsor Eduardo Henrique Mattos Lima coloca, entre outros pontos, se o professor pretende usar as tecnologias na educação é de extrema necesssidade estuda-la antes de utiliza-la enquanto ferramenta pedagógica. Ressalta 5 conceitos: TIC, TDIC, Web 2.0, Cibercultura e Tecnologia em si.
Destaca-se a Web 2.0 como termo criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços da internet, tendo como conceito a ''web plataforma''. Colocando em destaque a possibilidade de interagir concretamente com o conteúdo acessado, inclusive editar, acrescentar e criar algo novo.
A conjuntura da palestra foi de extrema importância para todos que lidam com educação independentemente do nivel de ensino que nos encontramos.
Mas foi fundamental para nós, futuros licenciados, pois para nós não se trata de reciclagem, mas sim de uma formação atualizada, voltada para um ambiente muito mais tecnologico.
O Seminário de Formação Pedagógica Docente da UFVJM - FORPED é, grosso modo, para auxiliar os professores na sua formação pedagógica. Então o que alunos faziam nesse seminário?
Todos alunos deveriam estar nessa palestra. Ensinar é uma etapa de todo profissional. E ensinar bem é dever de quem educa. Logo, é dos nossos deveres acompanhar as discussões relacionadas a educação e uso de tecnologias da educação, pois a tecnologia esta cada vez mais inserida no cotidiano.
III Seminário de Formação Pedagógica Docente da UFVJM |
Professor Wagner Lannes |
Professsor Eduardo Henrique Mattos Lima |
Professsor Eduardo Henrique Mattos Lima |
Muito bom, Antônio. De certa forma, esse é um dos aspectos destacados ontem, nossos alunos, e todos de uma forma geral, têm a possibilidade de expressar, de produzir, assim como "consumir", como muita liberdade na rede, os professores devem ter o compromisso com essas possibilidades, a formação não fica restrita a conteúdos específicos, devemos participar dessa conscientização e formação ética e social que possam ser representativas e fundamentais para esse novo cenário social da Cibercultura. Todos devem ter a oportunidade de participar, e a educação tem muito a contribuir com isso.
ResponderExcluirValeu, Parabéns!!!