quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto de escavação do quintal da casa da Chica - Arqueologia e Comunidade

O Projeto de Escavação do Quintal da Casa da Chica da Silva iniciou-se com o intuito de recuperação dos vestígios arqueológicos, para uma possível reforma do quintal. Porém atualmente o quintal vem se tornando um verdadeiro sítio arqueológico, possibilitando grandes experiências a todos que participam desse projeto.
O projeto conta ativamente com os alunos da UFVJM e estagiários do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Fagundes.  Tendo como principais áreas de trabalho: o trabalho de campo, ou seja, a escavação do quintal; o trabalho de pesquisa bibliográfica referente á história da Chica da Silva e seu cotidiano; á educação patrimonial. Havendo com isso diversas áreas de estudo e pesquisa, fazendo com que haja uma grande interação no meio cientifico.
Cabe destacar que um dos objetivos principais do Projeto de escavação da casa da Chica é a Arqueologia Comunitária. O projeto vem englobando toda a comunidade diamantinense, sendo o seu principal objetivo á educação patrimonial, fazendo com que as pessoas que visitam o local se sintam também parte do projeto e parte da história que ali está sendo contada através dos diversos vestígios arqueológicos encontrados na escavação.  Podendo também participar ativamente do projeto e dar suas opiniões. Para isso, é fundamental a participação da comunidade externa à UFVJM nas atividades envolvidas como a visitação e nas escavações. O projeto pretende contar com a visitação das escolas públicas e particulares visando integrar alunos e comunidade na conscientização do patrimônio, contribuindo para a alteridade e o sentimento de pertencimento à cultura diamantinense.

                                                          Equipe de escavação. fonte: LAEP/2011
                                        Imagem do quintal da casa da Chica. Fonte: LAEP/2011
                                                    Área já escavada. Fonte: LAEP/2011


Contamos com a participação de todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário